11 Livros de Empreendedorismo, Inovação e Design com exemplos Inspiradores

por | 24 mar 2020

Por Natália Pauletto Fragalle e Paulo Ricardo Souza da Silva

Ler e estudar é muito mais do que uma necessidade para o time ONOVOLAB: é um hábito e também um passatempo favorito de todos nós. Livros de empreendedorismo, inovação e design mudam a nossa forma de pensar o trabalho.

Quer conhecer os livros sobre inovação, empreendedorismo e design mais recomendados pelo nosso time? Confira abaixo os livros que influenciam diretamente o trabalho e os serviços de inovação ONOVOLAB e nos fazem estar sempre à frente!

A Startup Enxuta (O Livro de Empreendedorismo Fundamental)

Quando se fala em literatura de cabeceira para o time ONOVOLAB, o livro A Startup Enxuta, de Eric Ries, é o primeiro da lista.

O livro apresenta a metodologia Lean Startup, desenvolvida pelo autor, que reúne conceitos da administração e do desenvolvimento de produto, como o desenvolvimento de clientes e o design thinking.

Ao longo dos capítulos, e com a apresentação de muitos cases, incluindo o de sua própria empresa, Eric Ries convida as organizações a pensarem e agirem como uma startup, aumentando o contato com os clientes, testando pressupostos rapidamente e evitando premissas de mercado incorretas o mais cedo possível.

Os conceitos, passos e ferramentas relacionados à metodologia Lean Startup são essenciais para que os primeiros passos sejam dados em uma trilha de inovação que permitirá que as empresas se mantenham relevantes no futuro. 

A Startup Enxuta é um livro de empreendedorismo tão importante para o time ONOVOLAB, que já escrevemos um artigo inteiramente dedicado a ele. Confira para saber mais!

Hacking Growth

Uma recomendação do Paulo Ricardo, UX designer e facilitador do ONOVOLAB, é o Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido.

O livro foi escrito por Sean Ellis, criador da comunidade Growth Hackers, que atualmente é a maior comunidade mundial sobre estratégias de crescimento acelerado de negócios.

Ele foi escrito para ser uma espécie de guia prático, explicando em detalhes como usar o método criado por Sean Ellis para montar uma equipe de crescimento em qualquer empresa de maneira efetiva e estruturada.

O crescimento, detalhado no livro, está relacionado a identificar o que é o must-have no seu negócio, ou seja, qual o principal valor do seu produto ou serviço a partir da ótica dos clientes.

Além disso, o autor aponta o quanto é essencial perceber quais sãos as alavancas do crescimento e como obter testes rápidos para crescer.

Em suma, o livro de empreendedorismo aborda todas as técnica a serem trabalhadas em um negócio, através dos canais, desde o momento de aquisição de clientes, passando pela ativação, retenção e finalizando na fase de monetização ou receita gerada.

Sprint

Um livro mais do que recomendado pela Natália Fragalle, UX designer e facilitadora do ONOVOLAB, é o Sprint: O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, de Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz.

O livro descreve um processo criado e estruturado pela GV – braço de investimentos de capital de risco ligado à Google – que tem como objetivo ajudar pequenos times a progredir rapidamente do problema para a solução em apenas uma semana.

Isso se dá através de atividades guiadas e cronometradas que envolvem entender o desafio a ser encarado, construir uma ideia solução de forma colaborativa, medir a sua eficácia através de testes com os usuários reais e aprender com os feedbacks coletados.

O método – também chamado de Design Sprint – é também uma excelente maneira de mudar antigos padrões de trabalho em departamentos isolados, pois ajuda a trazer contribuições de diferentes perspectivas relacionadas ao desafio de maneira colaborativa.

Se você ainda não teve contato com processo, vale a pena fazer a leitura de Sprint, que conta com o passo a passo detalhado de cada atividade, cases de sucesso e checklists a serem seguidos para quem deseja aplicar o método.

Aqui no ONOVOLAB, aplicamos o Design Sprint como parte do nosso Programa de Inovação, porém modificamos a estrutura original de forma a transformar as ideias desenvolvidas durante a Design Sprint em oportunidades de ação que podem ser iniciadas imediatamente. 

Conheça mais sobre o passo a passo da Design Sprint ONOVOLAB e também um case de sucesso desenvolvido em parceria com a Cervejaria Ambev

Lean Inception

Um outro livro que tem lugar cativo nas prateleiras dos designers do ONOVOLAB é o Lean Inception: Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo, escrito pelo brasileiro Paulo Caroli. 

O Livro traz fundamentos e processos guiados em formato de workshop para que times desenvolvam produtos mínimos viáveis (MVPs) de maneira ágil e totalmente baseados na experiência do uso e na visão de negócio estratégico alinhada.

No workshop descrito no livro, os participantes trabalham inicialmente a visão do produto, os objetivos principais e criam materiais de referência do usuário como de personas, mapas de empatia e jornadas, que ajudam e guiam o processo de construção.

Um dos destaques principais do livro é a orientação ao time técnico para estimar o esforço, o tempo e o custo da construção do MVP antes mesmo de começar o desenvolvimento.

O livro finaliza com um canvas a ser preenchido com o resumo do workshop, ou seja, as informações sobre as personas e suas jornadas de uso do produto, as funcionalidades priorizadas e mensuradas, custo, cronograma e métricas para validar o MVP.

Lean Inception é uma ótima leitura para quem tem um negócio que deseja criar um produto mínimo viável com mais segurança e alinhamento, garantindo um boa proposta para o mercado e a experiência de uso do cliente final.

Organizações Exponenciais 

O livro Organizações Exponenciais: por que Elas São 10 Vezes Melhores, Mais Rápidas e Mais Baratas que a sua (e o que Fazer a Respeito) é uma dica do Pedro Apolloni, responsável pelo customer success no ONOVOLAB. 

Este livro foi escrito por Michael S. Malone e Yuri van Geest em parceria com Salim Ismail, palestrante, estrategista e empreendedor canadense, que é um dos embaixadores da Singularity University, a universidade erguida no Vale do Silício pelo Google em parceria com a Nasa.

Os autores apresentam o pensamento exponencial com uma saída ao pensamento linear, não somente no ramo da ciência mas principalmente nos negócios.

Essas empresas são aquelas que conseguem trabalhar com a alta velocidade das transformações da tecnologia e dos comportamentos, contando com pessoas criativas cada vez mais capazes de se reinventar a uma velocidade ímpar. 

Essas empresas conseguiram e conseguem causar um impacto dez vezes maior do que as organizações tradicionais, acelerando o metabolismo econômico.

Um grande exemplo é a  Apple, que conquistou milhares de usuários, funcionários, fornecedores, parceiros e o público em geral.

A pergunta, então, é como construir uma empresa que seja tão ágil, hábil e inovadora como as pessoas que farão parte dela? Segundo os autores, para chegar nesse nível de engajamento é necessário construir uma “comunidade”, na qual seus participantes possam ser ouvidos e ativos.

Outro ponto importante é a experimentação, ou seja, o processo de construir um produto ou serviço medir sua capacidade de solução de problemas e aprender com usuários reais antes mesmo de disponibilizá-lo no mercado.

Seguir esse processo é a maneira mais eficaz de obter sucesso na criação de uma organização exponencial, pois com ele é possível identificar de forma rápida as possíveis falhas corrigi-las antes de escalar ou alocar grandes investimentos.

Outro fator decisivo é o uso das “Tecnologias Sociais”, que ajudam todos a trabalhar de qualquer lugar e sem burocracia: recursos como e-mail, videochamada, compartilhamento de arquivos em nuvem e  ferramentas de gestão de tarefas que facilite a tomada de decisão mais rápida.

O livro é um guia para empreendedores que desejam ter um negócio exponencial de crescimento acelerado, focando também em como administrar o crescimento da mesma forma que empresas como Uber, iFood ou Airbnb.

Lean UX 

Em meio a essa maratona de novos produtos sendo lançado todos os dias, oferecendo cada vez mais expectativas de oferecer experiências incríveis aos clientes, qual o melhor modelo a seguir para inovar? Como evitar o desperdício de recurso durante o processo de construir um produto ou um serviço inovador?

As respostas a essas perguntas ainda não estão claras para muitas organizações e, com isso, seus produtos e serviços podem não oferecer a melhor experiência aos consumidores.

O livro Lean UX, de Jeff Gothelf e Josh Seden, também é uma recomendação do time de design do ONOVOLAB e oferece um ponto de partida para um novo ciclo do processo de construção de produtos e serviços.

Como destacado pelos autores, o método Lean de construção de produtos e serviços tem foco na experiência do usuário e, por isso, a colaboração é um fator decisivo para a entrega acelerada e de qualidade.

Isso implica dizer que o conhecimento não está em uma pessoa ou em uma área específica, mas deve ser criado de forma compartilhada, tanto com relação a acertos quanto com relação aos erros que ocorrerem no processo.

Neste sentido, os autores afirmam que errar significa aprender quais o melhores caminhos e quais devem ser evitados para garantir entregas mais rápidas, com ciclos mais curtos e com times alinhados.

O livro é uma ótima indicação para profissionais ligados à concepção, ao desenvolvimento e à entrega de produtos que estão buscando metodologias ágeis.

Originais

Leandro Palmieri, fundador e COO do ONOVOLAB, recomenda o livro Originais – Como os Inconformistas Mudam o Mundo, de Adam Grant. 

O livro aborda a importância de se questionar o status quo ao mesmo tempo em que desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas, frisando que a criatividade é uma habilidade possível de ser estimulada e aprimorada em qualquer pessoa.

Neste sentido, Adam Grant traz exemplos de pessoas e empresas que trilharam caminhos “menos tradicionais”, mas obtiveram ótimos resultados.

Com isso, o autor procura ilustrar como gerar ideias, nutri-las e colocá-las em ação, explorando formas de se expressar sem ser silenciado, conquistar aliados em ambientes improváveis e escolher o momento certo de agir e lidar com o medo e a insegurança. 

Originais conta ainda com uma lista de ações recomendadas pelo autor sobre como a originalidade pode ser impulsionada, dividida em três partes: ações individuais, ações para líderes e ações para pais e professores.

Em resumo, é um livro que se relaciona muito com o tema da inovação e mostra o quanto ela está acessível a todos. 

Bold: Oportunidades Exponenciais

Uma dica do Yukio Meira, responsável pelo relacionamento com a comunidade e os parceiros do ecossistema ONOVOLAB, é o livro Bold: Oportunidades Exponenciais, escrito por Steven Kotler e Peter Diamandis, o fundador da Singularity.

Esse é o segundo livro da série da Singularity (o primeiro é o Organizações Exponenciais, do qual falamos acima) e ele tem como foco a transformação de problemas de grande escala, que afetam mais de um bilhão de pessoas, em oportunidades de negócio. 

O livro todo é baseado em fatores que caracterizam os negócios exponenciais, que os autores chamam de 6 Ds: digitalização, decepção, disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização.

Os autores destacam o papel da tecnologia nos negócios exponenciais, bem como a criação de novos mercados em detrimento do desaparecimento de outros e a substituição de produtos e serviços pagos pelos gratuitos em modelos de negócio orientados ao controle e uso dos dados gerados por eles. 

Além disso, também se destaca a tangibilização de produtos e serviços que antes eram vendidos separadamente e com altos custos e atualmente são componentes de um único produto e, por isso se tornaram mais acessíveis a todos.

Um bom exemplo desse processo é a fotografia: um produto que era caro e limitado e atualmente se encontra disponível a qualquer pessoa que possua um smartphone. 

Neste sentido, o livro conta ainda com uma tabela muito completa com todos produtos e serviços que foram substituídos por aplicativos de celular e o quanto os consumidores economizam atualmente para ter acesso a eles.

Bold: Oportunidades Exponenciais conta ainda com muitos cases e insights dos autores, e tem sido muito recomendado internacionalmente. 

Vai Lá e Faz 

O Donizeti Júnior, do time de comunicação ONOVOLAB, recomenda o livro Vai lá e faz: Como empreender na era digital e tirar ideias do papel, de Tiago Mattos.

O autor é um dos fundadores da Perestroika, escola de metodologias criativas, e também é formado no curso de futurismo da Singularity.

Tiago Mattos busca mostrar ao longo do livro que, para criar uma empresa bem sucedida no mercado, é preciso adotar o mindset correto, relacionado a entender as transformações rápidas do mundo e os comportamentos das pessoas.

O olhar é muito voltado ao empreendedorismo e a tirar as ideias do papel, mas tudo de forma muito estruturada, conectada a processos. Para isso, o autor apresenta uma série de frameworks que podem auxiliar na jornada. 

O livro, que é muito dinâmico, também tem um foco importante na importância do digital, do trabalho em rede, na colaboratividade e na importância em identificar as necessidades das pessoas. 

Vai Lá e Faz se tornou um dos grandes motes da escola Perestroika e deu origem a uma série de cursos oferecidos pela instituição. 

De Zero a Um

Uma dica do Gabriel Rubio, responsável pela infraestrutura digital do ONOVOLAB, é o livro De Zero a Um, escrito por Peter Thiel, cofundador da empresa Paypal. 

Segundo o autor, desde o estouro da bolha das empresas “pontocom” na virada do século XXI, os empreendedores estão mais preocupados em competir do que inovar. 

Por isso, vivemos em uma era de estagnação econômica, na qual “criar” saiu de moda e copiar modelos de negócio, ideias, processos e tecnologias existentes é algo frequente. 

Porém, Thiel afirma que, se estamos copiando os grandes empreendedores, não estamos aprendendo com eles, mas sim lançando uma série de produtos e serviços parecidos no mercado. 

Dessa forma, o autor aponta para a importância de se construir aquilo que nunca foi feito e fazê-lo melhor do que qualquer um. Só assim se estará criando algo realmente inovador e bom para o consumidor.

Para isso, De Zero a Um traz cinco fatores que determinam o sucesso de um negócio: conquistar uma porção grande de um mercado pequeno, ter uma equipe apaixonada e motivada pelo propósito, ter uma cultura forte, se concentrar nas vendas e ter um fundador protagonista.

Peter Thiel aponta que as startups que conseguiram trilhar esse caminho, como o Facebook, a Apple e a Microsoft, tiveram retornos exponenciais e se tornaram grandes empresas. 

Um novo jeito de trabalhar

Por fim, o livro Um Novo Jeito de Trabalhar, escrito por Laszlo Bock, é uma dica da Isabelle Motta, Business Partner de RH do ONOVOLAB.

Lazslo Bock é um dos responsáveis pela criação da área de People Operations da Google e, neste livro, procura abordar a gestão da empresa sob várias óticas, como cultura, comportamento dos fundadores, processos de avaliação, entre outros.

O livro não se restringe aos profissionais de recursos humanos, sendo muito valioso para os gestores e empreendedores. 

Segundo o autor, a Google se tornou uma referência em gestão justamente porque os objetivos e práticas eram muito claros desde a criação da empresa e sempre houve um foco muito importante na experiência do colaborador.

Por isso, a gestão da empresa tem sido replicada em grande parte das startups que querem criar uma cultura de inovação entre o seu time e desenvolver os seus talentos. 

Um Novo Jeito de Trabalhar é repleto de exemplos de ações que melhoraram o desempenho e a satisfação dos funcionários e apresenta princípios que podem ser colocados em prática em times de qualquer tamanho. 

Conclusão

O primeiro passo para empreender, inovar ou desenvolver um produto ou serviço é ter um conhecimento amplo sobre métodos, ferramentas e experiências de outras empresas acerca desses temas.

Por isso indicamos esses livros de empreendedorismo, inovação e design. Esperamos que nossas recomendações possam dar o impulso inicial que você e a sua empresa precisam para se transformarem e estarem sempre à frente!

Boa leitura!

2 Comentários

  1. LUIZ BERNARDINO NETO

    Muito obrigado pelas dicas de livros. Na realidade, nós , mais “experientes” temos dificuldades em entender os novos modelos. Estamos sempre em busca dessa “inovação”, que quebre nossas barreiras mentais, e as vezes lemos livros que nem sempre nos ajudam. Abraços e sucesso.

    Responder
    • Natália Fragalle

      Obrigada pelo contato Luiz! Esses livros realmente fazem a diferença na nossa maneira de pensar e de trabalhar. Espero que eles possam ajudá-lo também!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *