Inovação Como Oportunidade Para Jovens Empreendedores [Guia Completo]

por | 14 fev 2020

Por Isabelle Motta e Lia Botta

A Inovação como oportunidade para os jovens que estão começando a vida é uma excelente opção.

Por que Inovação e empreendedorismo são duas das habilidades mais valorizadas no mercado atualmente, e as empresas procuram suprir essas lacunas apostando na nova geração de profissionais. 

Mas por onde começar para conseguir inovar? Como superar os obstáculos nesse processo? Quem já trabalha em alguma empresa consegue empreender de forma inovadora também, ou isso é exclusividade de quem é dono do próprio negócio?

Empreendedorismo Jovem

O empreendedorismo entre os jovens tem crescido consideravelmente, confirmando uma mudança no perfil do brasileiro, que tem deixado de lado o sonho do concurso ou de uma carreira profissional em grandes empresas para ser empreendedor.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017, o percentual de brasileiros de 18 a 34 anos com negócios em fase inicial atingiu a marca de 57%, o que representa mais de 15 milhões de jovens. 

Uma das características dos empreendedores jovens é o inconformismo com a realidade atual e a vontade de causar impacto na sociedade. 

Eles vêem a atuação empreendedora como sendo a melhor forma de transformar a realidade e envolver outras pessoas em seu propósito. 

Como a Inovação Pode Ser Oportunidade Para Jovens Empreendedores

Como colocado pelo CEO do ONOVOLAB, Anderson Criativo, em matéria da Forbes de Fevereiro de 2019:

“O que colocou o Brasil no mapa foi vencer a Copa do Mundo de 1958 e inventar um novo movimento legal, o drible, que ninguém mais poderia fazer na época, então invadimos o futebol. Agora precisamos invadir a inovação e fazer as coisas de forma independente, já que não podemos esperar que nosso governo invista e faça algo como o que foi feito na Coréia do Sul por aqui”.

Neste contexto, jovens dispostos a empreender na área de inovação são extremamente bem vindos!

Atuar com inovação exige habilidades parecidas com as necessárias para uma atuação empreendedora: coragem para assumir riscos, iniciativa, criatividade, capacidade de envolver outras pessoas, resiliência, capacidade de aprender e se reinventar rápido.

Ou seja, jovens que apresentam perfil para empreender tem um baita potencial para atuar com inovação!

Novas Relações de Trabalho

Alguns jovens optam por abrir um negócio próprio para fugir da chatice de ambientes de trabalho rígidos e muitas vezes tóxicos.

Mas as novas relações de trabalho têm sido baseadas em autonomia (norteadas por muito senso de dono e corresponsabilização) e lifelong learning, o que torna os ambientes mais atrativos para os profissionais das novas gerações. 

Assim, para os jovens empreendedores que sentem que ter um negócio próprio não é sua pegada, há muitas oportunidades de trabalho em que as características empreendedoras são valorizadas. 

Apostando no intraempreendedorismo, o profissional age como dono do negócio, tratando sua área como uma startup e suas entregas como produtos. 

E para os profissionais que optam por empreender um negócio próprio, a criação de uma cultura saudável e de desenvolvimento contínuo é uma tarefa de casa a ser colocada no topo da lista.

Crescimento do Mercado de Trabalho e Novos Empregos

De acordo com o Cadastro Brasileiro de Ocupações, 263 novas profissões foram reconhecidas entre 2002 e 2018 (sendo que a grande maioria das profissões existentes no Brasil nem estão regulamentadas pelo governo). 

Esse aumento nas oportunidades de atuação no mercado de trabalho pode ser explicado pelo avanço no desenvolvimento de novas tecnologias (como cloud computing, machine learning e mídias sociais) e maior democratização no acesso à informação. 

Imagina se em 2002 alguém sabia o que é um gestor de SEO ou um UX writer? O fato é que a inovação tecnológica impulsiona também a inovação cultural, fazendo com que novos padrões de comportamento sejam necessários para que profissionais se adequem às mudanças no mercado.

Como Inovar no dia-a-dia

A inovação está presente desde a famigerada “melhoria contínua” dos processos produtivos das fábricas até na criação de produtos e serviços disruptivos oferecidos pelas startups. 

Mesmo parecendo ser algum traço inato de personalidade ou mesmo um dom, a habilidade de inovar nada mais é do que um conjunto de comportamentos. 

Segundo o psicólogo B.F. Skinner, comportamentos são ações que influenciam (e são influenciadas por) variáveis internas e externas ao indivíduo, que podem estar presentes em sua história de vida ou no momento presente. 

O pulo do gato aqui é que isso significa que comportamentos podem ser aprendidos: ou seja, estando em contato com os fatores adequados às suas necessidades de desenvolvimento, qualquer indivíduo pode aprender a inovar. 

Dessa forma, podemos traduzir a inovação como algo que contempla comportamentos relacionados à criatividade, resolução de problemas e gestão de mudanças. 

Então, como aprender a inovar? Algumas dicas fáceis são: 

  • Mantenha-se em contato com novas referências (na literatura, em benchmarkings e mídias);
  • Compartilhe suas ideias (e aproveite os feedbacks que poderá receber); 
  • Tenha um olhar analítico para fatos e dados que indicam o que ainda não foi feito ou melhorado;
  • E, principalmente, não tenha medo de ousar e tomar decisões difíceis mas que possam agregar valor aos resultados finais.

Principais desafios do Jovem Empreendedor

Jovens empreendedores encontram inúmeros obstáculos burocráticos, mas estes não são os únicos desafios.

Antes de qualquer coisa, é necessário ter autoconhecimento suficiente para definir se faz sentido empreender em um negócio próprio ou contribuir com um negócio já existente. 

A exposição a experiências práticas (como participar de organizações estudantis, se envolver em programas e projetos, encabeçar ações) ajuda a aprofundar o autoconhecimento e fazer escolhas. 

Encontrar um empreendimento que faça sentido dá o gás necessário para encarar os desafios do dia-a-dia.

Outra questão importante é o desenvolvimento das skills necessárias, lembrando que todos nós somos excelentes fazendo algumas coisas e não tão bons fazendo outras.

Como uma atuação empreendedora envolve diversas habilidades, identificar os principais gaps e correr atrás de desenvolvê-los é pré-requisito para o sucesso.

Trabalhar com um time bom e engajado  faz toda diferença, e formar e manter um time assim não é tarefa fácil. 

Assim, este é um outro desafio do empreendedor, que precisa:

  1. Ter clareza das necessidades do negócio e procurar o melhor match com profissionais do mercado;
  2. Entender os potenciais dos profissionais e gerar oportunidades de atuação com alto desempenho; 
  3. Criar uma cultura de desenvolvimento contínuo;
  4. Encantar seu time por meio de uma experiência incrível.

Conclusão

No ONOVOLAB sabemos que inovar é reinventar experiências e estar disposto e preparado para bancar os riscos. 

Longe de ser algo sobrenatural, esse processo pode ser aprendido e desenvolvido com os elementos certos. 

Ainda que muitos fatores estruturais possam ser dificultosos, o DNA brasileiro de criatividade e resiliência são aliados no processo de empreender de forma inovadora no mercado. Que tal se inspirar nas dicas que demos aqui e botar suas ideias em campo?

7 Comentários

  1. Kenyatta Handville

    I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Carry on the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it’ll improve the value of my web site ????

    Responder
  2. September Galipo

    Great, thanks for sharing this blog post. Keep writing.

    Responder
    • Natália Fragalle

      Thanks! Stay tuned!

      Responder
  3. Emile Ooley

    Thanks for excellent information I was looking for this info

    Responder
    • Isabelle Motta

      Thank you for your support!

      Responder
  4. AffiliateLabz

    Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

    Responder
    • Natália Fragalle

      Thank you! Stay tuned!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This