Diagnóstico de Cultura e Inovação: uma parceria entre Cargill Uberlândia, ONOVOLAB, Ideavus e Change

Em parceria com a equipe ONOVOLAB, a equipe Ideavus e o Change (Grupo de Pesquisa de Gestão da Mudança e Inovação da EESC/USP), a Cargill Uberlândia conduziu um diagnóstico de cultura organizacional e cultura de inovação.

Gerentes da planta Cargill Uberlândia

No último trimestre de 2021, a Cargill Uberlândia conduziu diagnósticos de cultura organizacional e de cultura de inovação por meio de técnicas aplicadas em parceria com a equipe ONOVOLAB, a equipe Ideavus e o Grupo Change (Grupo de Pesquisa de Gestão da Mudança e Inovação da EESC/USP). As equipes ONOVOLAB e Ideavus conduziram os trabalhos com seus consultores, enquanto o Grupo Change contribuiu com todo o embasamento acadêmico para o diagnóstico.

Os Diagnósticos de Cultura Organizacional e de Cultura de Inovação oferecem uma visão estruturada da cultura da empresa, indicando possíveis disfunções culturais e os principais promotores e detratores da inovação no ambiente de trabalho. Como resultado, esses diagnósticos apontam boas práticas e recomendações para fomentar a cultura desejada e promover um ambiente de inovação.

Uma visão geral das abordagens

O trabalho englobou a realização de dois diagnósticos. O primeiro indicou os principais aspectos da cultura organizacional por meio metodologia OCAI (Organizational Culture Assessment Instrument), a qual identifica os quadrantes dominantes da situação atual da empresa e o perfil cultural desejado pelos colaboradores e liderança. 

Possíveis quadrantes que discretizar o perfil cultural da empresa

O segundo diagnóstico avalia, dentre 36 elementos, quais são os detratores da inovação na empresa e quais são os promotores. Os 36 elementos são distribuídos em seis pilares: Valores, Comportamentos, Liderança, Processos, Recursos e Resultado.

Pilares da cultura de inovação

Como o diagnóstico foi conduzido?

O diagnóstico foi obtido por meio de 3 análises: respostas a um questionário quantitativo para avaliação da cultura organizacional, respostas a um questionário quantitativo para avaliação da cultura de inovação e entrevistas qualitativas sobre cultura e inovação com pessoas chave da empresa. 

Para o diagnóstico de cultura organizacional, 144 pessoas responderam ao questionário, o que corresponde a, aproximadamente, metade dos colaboradores da planta. Esse diagnóstico indicou os quadrantes dominantes da cultura da Cargill Uberlândia, as diferenças nos perfis culturais dos diferentes departamentos e a cultura desejada pelos trabalhadores da planta.

Para o diagnóstico de cultura de inovação, 131 respostas ao questionário foram coletadas, identificando as principais oportunidades de melhoria na estruturação e fortalecimento da cultura de inovação.

Por fim, 12 pessoas chave da Cargill Uberlândia foram entrevistadas em profundidade para validar conclusões e insights, além de embasar contextualmente os resultados obtidos.

Resultados

Os resultados foram apresentados no formato de um relatório, indicando os quadrantes culturais dominantes na Cargill Uberlândia, além dos diversos perfis culturais distribuídos pelos departamentos da planta. Os elementos promotores e detratores da inovação também foram identificados, reforçando os principais pontos de atenção para fortalecer a base da cultura de inovação. O relatório apontou os próximos passos e melhores práticas para tornar a Cargill Uberlândia uma fonte de inovação cada vez mais relevante para a corporação.

Com base nos resultados, a Cargill Uberlândia está trabalhando em conjunto com o ONOVOLAB para criar um plano de ação, além de ter iniciado um trabalho de estruturação dos seus processos de inovação.

As contribuições acadêmicas e científicas também são resultados importantes dos diagnósticos realizados. A parceria entre as várias partes traz, para a universidade, acesso a dados de pesquisa de campo que contribuem para a verificação, validação e readaptação dos instrumentos desenvolvidos pelo Grupo Change. Além disso, os resultados gerados (e relativizados) são usados como cases em aulas de graduação e pós-graduação, contribuindo, assim, com aspectos didáticos que enriquecem as aulas.

Populares

Aguarde!

Em desenvolvimento…

A solução para seu desafio no nosso ecossistema

Quer saber como?