COLAB_RH #1: Cultura de inovação

por | 26 jun 2020

Por Lia Botta

Você já parou pra pensar em como é importante a área de RH atuar na criação e fortalecimento de uma cultura de inovação nas empresas? Este foi o tema do primeiro encontro do nosso comitê executivo de RH e o fórum gerou muitos insights!

colab-rh
Primeiro Comitê executivo de Recursos Humanos com foco em Inovação

COLAB_RH: Um novo fórum para discutir inovação em RH

Ontem realizamos o primeiro COLAB_RH do ONOVOLAB! Criamos este comitê para reunir profissionais da área de Gente de diversas empresas para trocar experiências sobre cultura de inovação, futuro do trabalho, employer branding, atração e engajamento de talentos, jornada do colaborador e outros temas relacionados.

Nosso convidado especial para este fórum sobre cultura de inovação foi Rodrigo Spillere, Gerente de Inovação da Leroy Merlin. Ele levou os participantes para uma viagem pela história da humanidade até chegar ao novo ser humano, que valoriza muito mais experiências do que propriedade; e provocou os profissionais presentes a compartilharem suas dores em relação à gestão de pessoas no contexto atual e as práticas que tem realizado no sentido de trazer inovação para o RH.

Vejam quais foram as principais dores compartilhadas:

  • Dificuldades em gerar inovação no RH por ser uma área muito binária, com pouca abertura para experimentação e vista como processual; 
  • Dificuldade das lideranças em se adaptar ao novo contexto e entender a importância de colocar os colaboradores no centro; 
  • Descobrir formas de manter os colaboradores engajados no atual cenário;

Insights gerados no fórum

Ao longo do debate constatamos o quanto a transformação digital coloca a organização em outro patamar e possibilita a criação de novos hábitos e práticas que fazem mais sentido no contexto atual.

Quando algumas iniciativas voltadas para inovação são implementadas e os erros passam a ser vistos como parte do processo, uma cultura de inovação começa a nascer.

A atuação da área de Gente é imprescindível para que a inovação aconteça, seja ao contratar, ao desenvolver ou ao implantar e apoiar projetos.

Em relação à pandemia, a transparência tem sido fundamental para diminuir a insegurança dos colaboradores e a criação de canais de comunicação que mantenham a comunicação interna em dia faz toda diferença. Quando a empresa lida com a crise dando a devida atenção aos colaboradores, sua cultura interna é fortalecida.

As adaptações forçadas pela pandemia catalisaram projetos que estavam na gaveta e  geraram um movimento de inovação que pode e deve ser mantido. 

Esse momento de crise deixa evidente a importância do RH, que deve aproveitar para atuar de maneira estratégica, conectando-se cada vez mais ao business.

Se você está pronto para transformar a forma de atrair talentos de tecnologia, conheça o  Talent Journey.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This