Arquitetura e ONOVOLAB

por | 30 mar 2021

Para quem ainda não nos conhece, Onovolab é um centro de inovação independente localizado em São Carlos, cidade que concentra um grande número de estudantes universitários da USP e UFSCar.

Arquitetura

A vocação do ONOVOLAB é em tecnologia e inovação, porém o cuidado com arquitetura e acessibilidade não podem ficar em segundo plano.

Como partido arquitetônico não pude deixar de colocar o estudante, o recém-formado e o empreendedor em primeiro plano para compreender os aspectos que norteiam a implantação e distribuição de um programa, estrutura e relações de espaço de modo geral na fábrica centenária.

Psicologia da arquitetura inserida no contexto da inovação

ONOVOLAB oferece a possibilidade do indivíduo se perceber incluído no ambiente, não apenas fisicamente falando, mas também na sua atuação social no espaço.

O fato da pessoa se sentir pertencida ao espaço está relacionada a aspectos culturais e sociais que lidam com a memória de cada pessoa de acordo com o seu repertório.

Para ONOVOLAB ser atraente para os nossos residentes é essencial resgatar as percepções que as pessoas esperam pelo espaço para criar inovação.

Buscamos como exemplo as repúblicas, os diretórios acadêmicos das faculdades e também as garagens onde começaram as grandes empresas de tecnologia como Apple, Google e Amazon.

Considero que esses espaços são o ponto de partida para um próximo espaço, uma nova fase de criação que seja um passo adiante, de forma que a pessoa pense: “preciso estar nesse lugar!”

As fotos a seguir são de centros acadêmicos onde a característica nem sempre é arquitetura mas sim um ambiente pulsante onde estão todos focados em discussões relacionadas às suas áreas de atuação. Assim como as garagens. Esses espaços muitas vezes são improvisados sem nenhum critério arquitetônico.

Muitas vezes nesses ambientes a criatividade é melhor exercida do que na sala de aula em si. Quem já foi estudante sabe a importância desses espaços.


O desafio do ONOVOLAB é a identificação da imagem que as pessoas tem do espaço e sua percepção da possibilidade de se sentirem inseridas, ao mesmo tempo com um toque arquitetônico diferente do acostumado, porém com o cuidado de não estar totalmente fora desse contexto.

Pensamos no ONOVOLAB como um ambiente para aumentar as chances das pessoas frequentarem diariamente, ampliando as possibilidades de ambientes vivos com significado afetivo mesmo que intuitivamente, remetendo ao que já viveram (conhecido) mas começando a trazer uma nova realidade arquitetônica. Um novo cenário. Por isso o nosso cuidado em não copiar espaços já existentes e também não glamourizar a experiência ao ponto das pessoas mesmo que intuitivamente se sentirem incomodadas.

A preocupação do ONOVOLAB ser convidativo é o partido arquitetônico. É essencial incentivar a apropriação do espaço pelos residentes criando assim esse senso de pertencimento. Em troca temos um espaço onde todos se sentem acolhidos desde a primeira vez que tem acesso.

Observamos que os principais hubs de inovação são basicamente espaços corporativos, com elementos arquitetônicos que não remetem a nenhuma memória afetiva do dia a dia de pessoas que procuram um hub como espaço de pertencimento. Além do pé direito alto, a iluminação que inibe, a sensação de estar sendo observado, a preocupação em manter o local impecável, e a pouca flexibilidade certamente afasta as pessoas criativas.

Pertencimento e convivência

As cinco imagens abaixo são exemplos onde arquitetura é apenas o meio para que as pessoas se encontrem. Os espaços do Onovolab incentivam a convivência, o diálogo e as interações entre todas as pessoas e mais do que isso, permite o improviso, o espontâneo, puxar uma tomada aqui, mudar o sofá pra lá, alterar o layout conforme demanda, fazer barulho, ir de chinelo, sentar ao lado do diretor de uma grande empresa sem constrangimento, etc.

O senso de pertencimento se dá quando as pessoas estão a vontade fazendo o que elas tem aptidão. Arquitetura é importante mas sozinha não se sustenta: arquitetura é meio.

Thais Frota é arquiteta do ONOVOLAB desde a inauguração em 2018. Siga a Thais no twitter @acessibilidade.

5 Comentários

  1. Pâmela Hanara

    Incrível Taís!! Esse senso de pertencimento é muito singular e significativo mesmo 🙂 geram ótimos resultados!

    Responder
  2. Rafaela

    Parabéns Thais,
    Ficou maravilhoso, como sempre arrasando e inovando 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Responder
  3. João Rios

    Thaís, Parabéns!

    O espaço é sensacional e muito acolhedor, eu amo fazer parte disso tudo!

    Responder
  4. Marina Marques de Andrade

    Thaís Frota, parabéns 👏👏👏
    Ficou show!!♥️♥️♥️♥️

    Responder
  5. Dulce Moraes

    Que bela forma de compor os espaços. Vcs levam a um novo lugar o sentido da Arquitetura. Longe do já esperado padrão de design universal, vocês trazem um design “humanista”, transformando o sentido de uso de espaço e provocando um agradável ambiente criativo que estimula nas equipes o sentimento de integração e pertencimento. Parabéns, Thais Frota!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This